Apresentação

Com o crescente número de empresas no ramo de aluguer de autocaravanas e o potencial que Portugal oferece para esta vertente de turismo, e ultimamente, com a crise COVID-19 e as necessidades de apoio que vivemos, sendo este um dos setores mais afetados juntamente com a hotelaria no ramo do turismo, surge a necessidade de nos organizarmos e lutar juntos pelos nossos interesses.

Era urgente a criação de uma Associação que proteja os interesses das empresas de aluguer de auto-caravanas em Portugal. A união faz a força e são necessárias todas as empresas unidas, para um maior poder de negociação e uma maior influência junto das entidades competentes.

As nossas prioridades na abordagem para com as Entidades Estatais / Instituto Turismo

· Regulamentação da atividade de aluguer de auto-caravanas;

· Regulamentação dos espaços para pernoita de auto-caravanas;

· Criação de uma rede de áreas de serviço para auto-caravanas;

· Equiparar a atividade de aluguer de auto-caravanas ao alojamento em hotéis, reduzindo o IVA para 6% ao contrário dos 23% praticados;

· Dinamizar apoios estatais, nomeadamente a nível da crise COVID-19 e suas consequências na atividade do aluguer de auto-caravanas;

· Desenvolver parcerias a nível nacional com empresas petrolíferas, oficinas, seguradoras, etc, que beneficiem os nossos associados;

· Estabelecer uma nova tabela de paralisação de viaturas de campismo no âmbito de acidentes e indemnizações juntamente com as Seguradoras;

· Quaisquer outros assuntos que venham a surgir em futuras reuniões;

Na parte jurídica e elaboração dos estatutos desta nova Associação, estamos neste momento a trabalhar com a firma Albuquerque & Associados, com uma vasta experiência e que representa por exemplo a ANTRAM, uma Associação já com uma dimensão bastante considerável.

Na parte institucional iniciámos este website da Associação, onde vão estar listados todos os nossos associados, os nossos serviços e estatutos, os órgãos sociais e contactos, assim como outros assuntos relacionados com o setor do aluguer de auto-caravanas.

Relativamente a quotizações, ainda não temos qualquer ideia de valores, será sempre uma quantia simbólica para manter os custos da Associação, não tendo esta quaisquer fins lucrativos e sendo as quotas mensais/trimestrais/anuais consideradas a nível tributário, um custo ou perda do exercício, o valor correspondente a 150% do total das quotizações pagas pelos associados a favor das associações empresariais deduzidas no IRC dos Associados.

Contamos com todas as empresas de aluguer de auto-caravanas, para seguir em frente com este projeto.

Junte-se a nós e preencha o formulário de adesão para todos juntos, ajudarmos a dinamizar este sector económico emergente em Portugal e no nosso turismo.